segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Você sabe o que é um pictograma?


Desde a pré-história o homem já utilizava desenhos rudimentares para expressar o seu sentimento ou comunicar-se. Essas artes primitivas conhecidas como pinturas rupestres permaneceram estampadas nas paredes das cavernas até os dias atuais permitindo a nós conhecer um pouco do modo de vida dessas pessoas. No Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara no Piauí abriga um rico acervo dessas pinturas onde há várias representações gráficas de cenas do quotidiano de pessoas e animais.

A utilização de desenhos para comunicação serpenteou por toda história da humanidade, passando por civilizações antigas até os dias atuais onde o homem continua a utilizar esse instrumento para comunicar-se com outros indivíduos. O Criptograma, por exemplo, faz parte desse universo e está presente em nosso dia-a-dia por todos os locais onde circulamos. Na Segurança do Trabalho esses diagramas ilustrados com figuras encontraram um campo fértil para alertar os funcionários de uma empresa sobre a utilização obrigatória do Equipamento de Proteção Individual.

Da próxima vez que você olhar uma placa de trânsito, a entrada de um banheiro, subir ou descer alguma escada, certamente poderá encontrar esses locais sinalizados por algum sistema pictográfico com figuras específicas para esses fins. Veja abaixo alguns exemplos de pictogramas utilizados na Segurança do Trabalho:


Valdeci T. Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho

  
 
  
 
       
 
 
 
       
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário